sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Reportagem publicada pelo Jornal da Divisa de Ourinhos sobre o evento

I Seminário Intersetorial Regional: “Rede de Cuidado ao Dependente Químico” foi um sucesso 

Ourinhos sediou nesta quarta-feira, 21, no Teatro Municipal Miguel Cury, o I Seminário Intersetorial Regional: "Rede de Cuidado ao Dependente Químico", promovido pelos participantes do Fórum Permanente Intersetorial de Saúde Mental da Região de Ourinhos, que é composto pelas cidades de Bernardino de Campos, Canitar, Chavantes, Espírito Santo do Turvo, Ipaussu, Óleo, Ourinhos, Ribeirão do Sul, Salto Grande, Santa Cruz do Rio Pardo, São Pedro do Turvo e Timburi, com o apoio da UMMES (União dos Municípios da Média Sorocabana) e da DRS IX Marília. Compuseram a mesa de autoridades o Prefeito de Ourinhos, Toshio Misato; o Prefeito de Canitar, Arceu Batista; a Secretária de Saúde de Ourinhos, Lúcia Tutui; a Secretária de Saúde de Canitar e Coordenadora do Núcleo de Educação Permanente e do Colegiado de Gestão Regional de Ourinhos, Cássia Cristina Borges Palhas; Promotor da Comarca de Chavantes Dr. Marcelo Saliba; a Vice-Prefeita de Ourinhos e Secretária de Assistência Social, Belkis Gonçalves Santos Fernandes; representando a Diretoria de Ensino de Ourinhos, a Profª Sandra Regina Andrade de Oliveira e representando a Secretaria Municipal de Educação, Profª Marta Augusta Lima.
A Secretária de Saúde de Ourinhos, Lúcia Tutui, abriu o Seminário dando as boas-vindas aos participantes. "É uma honra sediarmos esse evento, fruto de um trabalho que teve início no nosso Colegiado de Gestão Regional de Ourinhos, formado por 12 municípios. O tamanho desse público mostra a importância desse tema que preocupado e angustiado todos os setores da nossa sociedade. Agradeço a presença de todos os presentes e as palestrantes que vieram contribuir com suas experiências exitosas", destacou.
O Prefeito de Ourinhos, Toshio Misato, elogiou a iniciativa do evento. "Ter um exército de pessoas com representantes do Ministério Público, Saúde, Educação, Assistência Social, da Polícia Civil e Militar e de outras áreas neste Seminário, para contra-atacar as drogas é muito importante. Para combater as drogas temos que ter um trabalho de prevenção, um trabalho para recuperar as pessoas envolvidas neste problema e um trabalho para que elas não regridam. Precisamos tirar da cabeça das pessoas que consomem drogas, essa vontade de consumir. Isso podemos fazer com articulação das diversas áreas de conhecimento do município, oferecendo coisas boas, como o esporte, que tira essas pessoas das ruas. Os usuários de drogas estão nessa vida porque enxergam a droga como algo bom, por isso temos que mostrar que essa visão está errada e oferecer coisas melhores, fazendo com que substituam a droga pela prática de esporte, atividades culturais, o que estimula e as coloca no bom caminho. Isso é uma luz que vemos no fim do túnel. As drogas trazem problemas de saúde, e outros como, por exemplo, as ações praticadas pelos usuários para conseguir a droga, então, que cada um de vocês nos ajudem nessa 'guerra', para combatermos a drogadição na nossa região", afirmou Toshio.
Importância do Seminário
O Promotor, Dr. Marcelo Saliba falou sobre a importância do evento. "A drogadição passa a ser analisada e tratada dentro da área da saúde pública e sai da questão penal, da questão do judiciário para ser avaliada dentro daquilo que ela merece, já que esse é um problema grave que assola toda nossa sociedade. Este primeiro encontro é um início para que possamos realizar outras discussões, para que possamos conscientizar toda a sociedade, toda nossa região, para que juntos possamos enfrentar esse problema, uma vez que somente assim poderemos superar toda dificuldade e problemática que a drogadição nos apresenta. Parabéns pelo evento", frisou.
A Coordenadora do Núcleo de Educação Permanente do Colegiado de Gestão Regional de Ourinhos, Cássia Palhas, falou sobre a idealização do Seminário. "Diante da realidade dos municípios da região, que apresentam demandas expressivas de cuidado ao dependente químico, fizemos uma Oficina de Planejamento da Política Intersetorial regional sobre Crack e outras drogas, que originou no Fórum Permanente Intersetorial de Saúde Mental da Região de Ourinhos, criado com objetivo de refletir sobre as ações e levantar propostas, para o cuidado à dependência química e outros assuntos relacionados à saúde mental, visando à qualidade de vida e a promoção de saúde da população", explicou.
Durante o evento os participantes também assinaram um abaixo assinado que versa sobre a importância da diminuição da veiculação de propagandas de bebidas na TV em horário que as crianças têm mais acesso. O mesmo será enviado às autoridades competentes.
Programação do Seminário:
O I Seminário Intersetorial Regional: "Rede de Cuidado ao Dependente Químico", foi aberto pela palestra da Drª Rosangela Elias Tischenberg, que é Professora Associada de Psiquiatria e Saúde Mental da Universidade Santo Amaro - UNISA e Professora Associada do Centro de Estudos em Saúde - INES; possui especialização pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (2010). Atualmente é Coordenadora de Saúde Mental, Álcool e Drogas da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo.
Depois os participantes assistiram a palestra da Psicóloga Teresa Cristina Endo, graduada em Psicologia e mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997). Atualmente é doutoranda em psicologia clínica na PUC -SP e Assistente Técnica da Área de Saúde Mental, Álcool e Drogas da Secretaria municipal de saúde SP.
No período da tarde houve uma mesa redonda coordenada pelo Profº Dr. Sílvio Yasui, que é graduado em Psicologia pela Universidade de Mogi das Cruzes, mestrado em Psicologia pela UNESP e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ. Atualmente é professor assistente doutor da UNESP -ASSIS, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde mental, reforma psiquiátrica, atenção psicossocial, atividades expressivas e oficinas terapêuticas.
Na mesa redonda foram discutidos os seguintes temas:
- 1. A organização de Pederneiras na drogatição - Adriana Leandrin da Silva e Adriana Campos Meiado - Pederneiras/SP,
- 2. A descentralização da saúde mental em CRAS - Andrea de Carvalho- Londrina/PR,
- 3. Projeto Cultura da Paz - Luiz Argollo - Jornalista - Relações Públicas do Projeto A Cultura da Paz em Ourinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário